Pular para o conteúdo principal

Como configurar a flag allow-file-access-from-files no Google Chrome

Se você já tentou desenvolver ou testar alguma aplicação no Google Chrome usando apenas páginas HTML estáticas sem hospedá-las em um servidor local qualquer, provavelmente já passou pelo impasse de não conseguir que seus códigos JavaScript, jQuery ou Ajax funcionem.


Vários tipos de implementação enfrentam esse tipo de problema: tentar enviar um request via API Ajax do jQuery, acessar uma página dentro de um iframe/embed, dentre outras.

O que acontece é que o Chrome não carrega arquivos localmente por padrão em função de restrições de segurança internas. Essa é uma discussão de muito tempo, mas já temos soluções para solucioná-la.

Através da opção de flag --allow-file-access-from-files você consegue forçar o browser a reconhecer esse recurso como antes. Vejamos os passos necessários:
  1. Acesse o prompt cmd e acesse o diretório de instalação do seu Chrome (atente que para cada tipo de instalação - usuário ou global - temos um diretório diferente). Ex: cd C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application
  2. Execute o chrome.exe a partir da linha de comando com o parâmetro adicionar "--allow-file-access-from-files": chrome.exe --allow-file-access-from-files (tal como na Figura 1).
  3. Para evitar ter de refazer estes passos toda vez, basta criar uma cópia do arquivo e alterar suas propriedades, tal como vemos na Figura 2.
Figura 1. Comandos para abrir Chrome com nova flag

Figura 2. Criando atalho com a configuração.

Comentários

  1. Olá Diogo, eu estou com algumas dúvidas referentes a plataforma Android e lhe envie um e-mail aqui pela área de contato do seu site com assuntos referentes ao seu curso no DevMedia. Gostaria de saber mais alguns detalhes sobre o mesmo. Aguardo a sua disponibilidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. testei em 21/10/2018 e não está funcionando, alguém conhece alguma alternativa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Integrando Android e PayPal com Java e MySQL - Parte 1

Uma das funcionalidades mais importantes da maioria dos apps mobile de hoje em dia é a possibilidade de se integrar com plataformas de pagamento online, tais como PagSeguro, MercadoPago ou a mais famosa de todas (a nível internacional): PayPal . Na maioria dos apps de eCommerce, que se caracterizam principalmente por compras e vendas online, não basta somente ter uma boa interface e lógica de negócio implementadas, é também preciso gerenciar tudo isso de forma segura, e para isso precisamos fazer uso de Web Services, bancos de dados, aplicações e outros tipos de recursos e operações no lado do servidor. Com o objetivo de cobrir uma implementação pouco vista em português, esse artigo, dividido em duas partes, visa ensinar como construir uma aplicação básica em Android , usando a biblioteca SDK do PayPal , uma integração server side com um projeto em Java Web , que fará uso de requisições HTTP via Web Services Restful (implementação Jersey ) e salvará os dados em um schema MySQ

Como acessar um iframe e seus elementos via jQuery?

Recentemente tive  um problema no projeto pois sentiu a necessidade de acessar um valor de um input que estava dentro de um iframe. Esse tipo de situação não é tão comum, uma vez que geralmente acessamos os valores do iframe para fora. Para acessar, de dentro de um iframe, um valor externo, utilizamos o seguinte código: $('#idDoElementoExterno', parent.document).val(); Entretanto, nunca tínhamos passado pela situação contrária. Pesquisando um pouco descobrimos uma alternativa, porém em JavaScript. Para ficar melhor o entendimento, vamos simular uma situação aqui. Temos uma página html "A.html" e dentro da mesma existe um iframe que aponta (src) para uma página "B.html": <!-- A.html --> <html> <head> <title>Testando iframe - jQuery</title> <script language="JavaScript"> function exibeValor() { // alert aqui! } </script> </head> <body> <input typ

"Content is not allowed in prolog" - Entendendo exceção no Seam

Recentemente tive um problema de edição em um arquivo .xhtml utilizando JBoss Seam, Richfaces e afins. A princípio a mensagem de erro não dizia muito a respeito da causa do mesmo: com.sun.facelets.FaceletException: Error Parsing /consulta.xhtml: Error Traced[line: 1] Content is not allowed in prolog. "O conteúdo não é permitido no prólogo". Mas que conteúdo? Em qual prolog? Depois de dar uma pesquisada descobri que o erro acontece em vista de terem sido colocados alguns caraceteres inválidos antes da declaração de documento xml na página xhtml. Em outras palavras, a primeira coisa que deve constar em um documento xml (afins) deve ser: <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> Qualquer coisa antes disso, até mesmo um simples espaço em branco, pode gerar o erro em questão. Por fim, lembre-se de que a declaração de documento xml segue o padrão de encoding definido. Logo temos: <!-- Inc