300x250 AD TOP

adv1

Formulário de contato

15 de janeiro de 2016

Tags: , , ,

Como configurar a flag allow-file-access-from-files no Google Chrome

Se você já tentou desenvolver ou testar alguma aplicação no Google Chrome usando apenas páginas HTML estáticas sem hospedá-las em um servidor local qualquer, provavelmente já passou pelo impasse de não conseguir que seus códigos JavaScript, jQuery ou Ajax funcionem.


Vários tipos de implementação enfrentam esse tipo de problema: tentar enviar um request via API Ajax do jQuery, acessar uma página dentro de um iframe/embed, dentre outras.

O que acontece é que o Chrome não carrega arquivos localmente por padrão em função de restrições de segurança internas. Essa é uma discussão de muito tempo, mas já temos soluções para solucioná-la.

Através da opção de flag --allow-file-access-from-files você consegue forçar o browser a reconhecer esse recurso como antes. Vejamos os passos necessários:
  1. Acesse o prompt cmd e acesse o diretório de instalação do seu Chrome (atente que para cada tipo de instalação - usuário ou global - temos um diretório diferente). Ex: cd C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application
  2. Execute o chrome.exe a partir da linha de comando com o parâmetro adicionar "--allow-file-access-from-files": chrome.exe --allow-file-access-from-files (tal como na Figura 1).
  3. Para evitar ter de refazer estes passos toda vez, basta criar uma cópia do arquivo e alterar suas propriedades, tal como vemos na Figura 2.
Figura 1. Comandos para abrir Chrome com nova flag

Figura 2. Criando atalho com a configuração.

1 comentários:

  1. Olá Diogo, eu estou com algumas dúvidas referentes a plataforma Android e lhe envie um e-mail aqui pela área de contato do seu site com assuntos referentes ao seu curso no DevMedia. Gostaria de saber mais alguns detalhes sobre o mesmo. Aguardo a sua disponibilidade. Obrigado!

    ResponderExcluir