300x250 AD TOP

adv1

Formulário de contato

25 de agosto de 2011

Tags: , , , ,

Configurando o GWT no Eclipse – Uma visão inicial

1. Introdução
O GWT (Google Web Toolkit) é uma ferramenta da Google poderosa que, trocando em miúdos, transforma Java em javascript. Com isso, é fácil criar aplicações web em Java, tendo uma camada front-end bem definida e o melhor de tudo, debugando código javascript como se fosse Java.

Pensando nisso, estou postando aqui uma série de artigos sobre este framework como forma de aprendizado pessoal e compartilhamento de informações com os leitores do blog. Qualquer comentário, correção ou sugestão será bem-vinda =).

2. Procedimentos iniciais

Para início de conversa, a primeira coisa que temos de fazer é configurar o ambiente de desenvolvimento. Para isto, utilizaremos as seguintes ferramentas, com respectivos links para download e descrição das mesmas:
  • Eclipse Helios, na sua versão 3.6. Link para download (Windows - Linux - Mac OS X);
  • Plug-in do GWT para o Eclipse, na sua versão 2.3.3, responsável por nos disponibilizar as ferramentas e suporte ao GWT. Link para download;
3. Configurando ambiente

Descompacte o seu Eclipse em um diretório de sua preferência (Se já não tiver instalado) e execute-o.

No menu “Help > Install New Software” clique em “Add… > Archive…” e selecione o arquivo do plug-in que você baixou (vide tópico 2), tal como na Figura 1.

Figura 1. Add repositório do plug-in do GWT no Eclipse
Clique em OK, e logo após selecione as três opções seguintes:

Figura 2. Selecionando pacotes de instalação
Clique em “Next” e logo após em “Finish” e aguarde o carregamento (Não se esqueça de aceitar os termos e condições).

Obs.: Se no meio da instalação aparecer uma modal informando que o aplicativo não é seguro, e se você deseja mesmo instalá-lo, é só clicar em OK.

Você também tem a opção de instalar o plug-in via “update site - http://dl.google.com/eclipse/plugin/3.6”, segue link com passo-a-passo específico para o Helios: http://code.google.com/eclipse/docs/install-eclipse-3.6.html

Ao término da instalação reinicie o Eclipse.

Lá em cima, na Toolbar aparecerão os seguintes botões:

Figura 3. Campos novos GWT – ToolBar
4. Finalizando...

Para criar uma aplicação é bem simples, além do suporte de toda a documentação do Google (Em inglês, porém bem visual). Neste link você encontra um “getting started” completo de como criar a aplicação e executá-la.

Essa foi uma demonstração de como iniciar no mundo GWT. É um excelente framework e ainda tem muita coisa a aprender. Aos poucos vou postando aqui pra vocês.




0 comentários:

Postar um comentário